Hamilton Werneck encerra Jornada Pedagógica de Canavieiras
A Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras promoveu na noite de segunda-feira (9), a culminância da Jornada Pedagógica da Rede Municipal da Educação. A Jornada teve início na quinta-feira (5), com uma série de palestras com professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e planejamento para o ano letivo, realizado em cada uma das escolas.
Representando o prefeito Almir Melo (em viagem), o secretário da Administração, Antônio Tolentino, ressaltou a qualidade dos profissionais da Jornada Pedagógica, a exemplo de Hamilton Werneck. A secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, agradeceu a participação dos professores, que desde quinta-feira participavam da jornada, a qual seria encerrada por um dos mais conceituados educadores do Brasil.
Na palestra “Como Conjugar Educação, Compromisso e Transformação”, o educador Hamilton Werneck enfatizou a importância da ressignificação das coisas com a educação. Segundo ele, somente quem pode conhecer e promover essas ações é quem tem a mente aberta, pois do contrário ninguém chegará às coisas novas, devido às contínuas mudanças efetuadas no mundo, nos comportamentos. “A transformação começa por si mesmo. A educação muda quando existe a ressignificação das coisas. A pior prisão é uma mente fechada”, disse.
Para o educador, um dos desafios da escola é saber ensinar o aluno a estudar, não apenas ensinar o conteúdo. Para ele, isso é uma questão da competência do professor: "Ser competente é ser capaz de lidar com uma situação complexa, saber se adequar aos imprevistos que envolvem a rotina escolar”, explicou.
Hamilton Werneck ainda destacou que o professor tem de ter a percepção dos difrerentes saberes nas diversas comunidades, bastando, para isso, fazer a pergunta: “Quem ensina o que a quem?”. “Todos os povos têm o seu conhecimento, adquirido, nem sempre pelos livros, mas pelos costumes e tradição”. E arrematou “Todos aprendem com pessoas de cultura muito reduzida, mas com vasto conhecimento da natureza, por exemplo”.
O educador alertou os professores que para ensinar, o professor deve estar atendo para questões como a competência; a habilidade; o conhecimento; a atitude (afetividade); sintonia entre professor e aluno. “Apenas o conteúdo sem a objetividade não se chega a lugar algum”, explicou.
Ferramentas - O palestrante disse, ainda, que hoje a tecnologia pode se tornar um excelente aliado da escola e do professor, e que, ao invés de proibir, o ideal é usar a tecnologia verificando até que ponto ela pode ajudar. "O problema é que nem sempre o professor é tem consciência disse por ser retrógrado e avesso aos novos conhecimentos", frisou.
Werneck também falou das vantagens do aprendizado significativo, mas alertou sobre os riscos: por recepção (Cuidado! O aprendizado mecânico pode ser um desastre!), pois o aluno entra em contato com o novo conhecimento e não consegue fazer relação com os conhecimentos prévios. Ele defende o estímulo do aprendizado por descoberta, quando o aluno chega ao conhecimento por si só e consegue fazer relações com o conhecimento prévio.
E para finalizar disse: “Tenha orgulho de sua profissão. Encha o peito e diga o que é, o que sabe, o que estudou, o que é capaz de fazer. Sua vida é um quadro lindo demais para não ter moldura, sua sabedoria, uma escultra de uma arte única que só pertence a você”, finalizou a palestra o educador Hamilton Werneck.